Essa semana a Justiça de Santo estêvão-BA, que encampa uma verdadeira revolução contra o analfabetismo e falta de escolaridade na Comarca após Publicar Portaria TED- Toque de Estudo e Disciplina, resolveu mostrar que não está para brincadeira nem com adultos que não estudem.

O caso

Um homem de 26 anos de idade, por ter não ter atendido ao chamado da Justiça para a Audiência, foi preso no mês de fevereiro-10, acusado de um saque fraudulento de R$ 260,00, na conta da sogra, no ano de 2005.
Como não sabia ler nem escrever, ele não entendia as intimações da Justiça para, apenas, vir às audiências. Como não atendeu às intimações, foi dado como foragido ainda no ano de 2005, sendo preso agora em fevereiro de 2010.
Já na última terça-feira, na audiência, o réu havia dito que tinha estudado até a 1ª série, contudo, na hora de assinar o nome no interrogatório disse que não sabia nem ler nem escrever.
O Juiz deu a sentença liberando o preso, condenando ao pagamento de uma multa de um salário mínimo, bem como deu uma ordem para réu se matricular na rede de ensino, no prazo de 05 dias, devendo comprovar que estava frequentando as aulas, sob as penas da lei.
O Juiz já vem se mostrando muitoprecocupado com o perfil dos indivíduos que respondem a processos criminais: quase todos analfabetos ou com escolaridade que vai, no máximo, até a 3ª série do ensino fundamental.
O cidadão disse que tinha vontade de estudar, mas agora vai ter que ir mesmo para não se complicar na Justiça.

0 Comentários