Conforme previsto na Portaria nº10/09, baixa da pela Justiça da Comarca de Santo Estevão-Ba, que também abrange os Municípios de Ipecaet-a, Antônio Cardoso-Ba, durante períodos festivos de grande tradição local, como São João, Natal, Micareta e Festas de aniversário da cidade, os horários de proibição para menores de 17 anos ficam liberados.

Diante disso, a restrição sobre a circulação dos jovens fica suspensa na Comarca, entre 19/06 e até a próxima sexta, 25/06/10. No sábado, as rondas voltam a todo vapor mantendo-se restrições: até 12 anos, 20:30h; até 15 anos, 22h. 23h, para jovens até16 anos, é o último horário para o Adolescente estar nas ruas sozinhos, isto é, desacompanhados dos pais ou responsáveis. É o chamado toque de acolher, também conhecido como toque de recolher.

Contudo, haverá agentes de proteção á infãncia nas referidas festas, fiscalizando situações de risco, como venda de bebida alcoólica para menores de 18 Anos, uso de drogas, suspeitas de prostituição, entre outras.

"A medida foi feita com bom-senso. Dái a liberação dos horários nestas datas, contudo, em caso de situações de risco, os menores poderão ser conduzidos ao Juizado, pois vai haver agentes de proteção á infância de plantão na cidade durante os festejos juninos", afirmou o Juiz da Comarca, José Brandão.

Pais temem ausência do toque no péríodo do São João


Consoante ja dito, em virtude das festas juninas, muitos pais da comunidade santoestevense temem a ausência da ronda do Toque de Acolher nas ruas da cidade. De acordo a dona de casa Márcia Santana, com o trabalho do juizado nas ruas de Santo Estevão, os filhos de 15 e 16 anos respeitam os horários e permanecem mais em casa.



Márcia santana "O Toque de Acolher uniu minha família novamente"

"Uma das coisas que o toque de acolher nos proporcionou foi o diálogo em família, antes os meninos ficavam mais na rua do que em casa, agora graças a determinação do juizado voltamos a ser uma família que participa um da vida do outro", disse a dona de casa, salientando que no período de São João, os comissários de menores devem esta presentes no espaço da festa.

Conforme o juiz, a idéia do toque não é tomar a responsabilidade de pai e mãe e sim, junto com a população em geral propor uma cidade sem graves problemas na segurança pública e de forma particular também diminuir com as infrações envolvendo menores em toida Comarca.

0 Comentários