Ontem, em Ipecaetá-Ba, houve um verdadeiro empurra-empurra no Centro Cultural da cidade para as pessoas assitirem à Palestra do Juiz José Brandão Netto sobre o toque de estudo e disciplina-TED, que vai começar a vigorar na primeira semana de Abril-10.
O centro cultural estava completamente tomado de gente, cuja platéia era composta por professores, pais de alunos, idosos, moradores da zona rural, agentes de proteção á infãncia de Ipecaetá e Santo Estêvão.
Estavam presentes o Prefeito, Ailton Silva, o Conselho Tutelar, a Secretária de Ação Social, e de Educação, Sueder (grande organizadora do evento) vereadores, entre outras autoridades.
Eram mais de 300 pessoas e várias ao lado de Fora também.
A cada discusso do Juiz, vinham sonoros aplausos, mormente quando o Juiz disse que "não estava para agradar bandido ou quem não prestasse", pois quem é do mal não gosta das suas ações, ou quando o Juiz disse que vai utilizar dinheiro da Justiça para Comprar farda para os mais pobres, que não tiverem condições de comprar a farda:

" Se o estado quer que todos frequentem as aulas, têm que dar transporte de graça e doar farda para todos também, principalmente os mais necessitados", disse o Magistardo.

Diante disso, o Prefeito Ailton disse que ia comprar as fardas para os Pobres.
A Secretária de Educação também foi muito eficiente em trazer slides para mostrar imagens e mensagens de exploração de mao de obra infantil, prostituição infantil etc
O Juiz se arrepiou quando foi tocado o hino nacional e todos, em pé, começaram a cantar - o que vai ser obrigatório, no mínimo, uma vez por semana, no mês que vem nas escolas das 03 cidade, graças á nova Portaria TED do Juiz.
Entretanto, o Magistrado notou que quase ninguém sabia cantar o hino por inteiro. Para se ter uma idéia, quando se encerrou a 1ª parte do hino (como ocorre nos jogos da seleção), metade da plateia, sentou-se, achando que já tinha acabado o hino, contudo, o Juiz, gesticulou para os presentes não sentarem, pois havia a 2ª parte do hino ainda.
O Juiz ainda recebeu da Secretária de Educação de Ipecaetá-BA, Sueder, uma placa muito bonita e condigna com suas AÇÕES na Comarca .
José Brandão anunciou que na sexta -feira, dia 09-04-10, começa o programa, que faz parte do TED, "Justiça nas Escolas" (JUiz vai visitar todas as Escolas das três Comarcas sempre às sextas-feiras e explicar direitos e deveres de todos), como prometeu na audiência pública, em janeiro-10, sobre o TED. E vai comerçar em Ipecaetá-BA, cidade onde começaram a surgir as assianaturas dos abaixo-assinados a favor do toque de acolher, que, começou com 500, e hoje já sao quase 20 mil.
Magistrado também falou da pedofilia, suas consequências, causas, sintomas e cuidados dos pais para identificar pedófilos.
Brandão também informou que enviou o convite para o Secretário de Educação do Estado da Bahia para comparecer em Santo Estêvão_Ba, no dia 05-04-10, às 10h, para participar da solenidade de entrada em vigor do toque de estudo -TED.
Ipecaetá-Ba, como sempre, surpreende o JUiz, inclusive a Secretária elaborou uma cartilha com as regras do TED, muito bem feita, com gravuras e serão distribuídas nas escolas da cidade.
Professores de lá também pedem probição de bonés nas aulas e Juiz, vai analisar se acrescenta tal proibição na Portaria (80% de chance para isso acontecer, segundo Brandão).


FATO ESTRANHO NA RONDA DO TOQUE DE ACOLHER:

JUiz disse que teve uma situação no Juizado que não vai ser mais tolerada: houve rumores que um guArda
municipal teria dirigido numa rua, pela contramão, durante o toque. Alguém ligado á Prefeitura teria visto a cena e solicitado providências NO SENTIDO de a guarda não participar por alguns dias da medida.
Ora se houve equívoco do guarda, caberia advertência a ele não à ronda como um todo.
A chefia da guarda suspendeu a presença da guarda por 04 dias, no toque de acolher.
Infelizmente, o Magistrado só veio ser comunicado do fato, hoje, contudo, caso se repita, vai tomar providências junto ao MP e vai processar todos que fizerem isso, porque depois que o toque virou lei municipal, a Prefeitura de Santo Estêvão já não faz mais favor, mas sim cumpre dever imposto na Lei Municipal. E quem descumprir dever legal responderá por crime de prevaricação, que dá cadeia!!!

0 Comentários